O amigo Paulo Paiva afirma que Uberaba é uma Meritópolis porque vira e mexe tem algum tipo de homenagem. E em parte, às vezes, ele tem razão.
Meritocracia é o sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia. É a ação de reconhecer o mérito e o valor de quem o tem, de homenagear pessoas físicas e jurídicas que tem serviços prestados a uma comunidade e que deve ser constante, madura e equilibrada para que não se banalize a homenagem tampouco constranja o suposto homenageado de quem, aliás, se espera que haja uma profícua prestação de serviços em benefício da sociedade.
O comerciante gaúcho João Carlos Rego criou, há 10 anos, o Dia do Cliente. Ora, quem é mais importante numa relação comercial senão o Cliente? É ele, o Cliente, quem paga as contas. É ele, o Cliente, a razão pela qual existem as empresas. Assim sendo, é uma justa homenagem!
E a cada ano novas cidades oficializam a data em seus calendários. Oxalá a iniciativa do João Carlos se alastre por todas as cidades do país. Oxalá, todas as empresas, de quaisquer portes entendam que ao Cliente devemos toda a atenção possível, todo o carinho, educação, respeito e transparência.
Só assim as empresas se tornarão referência e serão sempre lembradas e prestigiadas pelo Cliente. Caso contrário, continuaremos ouvindo críticas e reclamações quanto ao atendimento! E mais, a empresas também serão tratadas pela Meritocracia, melhor para aquelas que são boas e atendem bem ao Cliente porque elas poderão ser melhores!
Fúlvio Ferreira - Conselheiro da CDL Uberaba. É comerciante, palestrante e consultor em comercio varejista.