Por Lúcio Castellano

FERNANDO XAVIER

Celebrado este ano em 8 de maio, o Dia das Mães já movimenta o comércio de Uberaba. “No geral, esperamos um crescimento da ordem de 10% nas vendas, em relação ao ano passado. Alguns setores certamente poderão registrar percentuais bem acima dessa nossa projeção”, estima o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier.

A CDL Uberaba segue a expectativa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), ou seja, aponta que os presentes mais procurados para esta data sazonal deverão ser roupas, calçados ou acessórios, perfumes, chocolates, cosméticos, joias, óculos, entre outros. Da mesma forma, o setor de serviços também deverá obter resultados positivos. O tíquete médio dos presentes pode ficar em torno de R$ 200,00. O Dia das Mães [no segundo domingo de maio] é considerado a segunda data comemorativa mais importante para o comércio. Fica atrás apenas do Natal.

“Um dos setores mais afetados pela pandemia da covid-19, o nosso comércio finalmente deve ter números positivos neste ano”, observa Fernando Xavier, para quem o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias, até o dia 08 de maio, data desta importante comemoração. “Finalmente, passada a pandemia, a movimentação proporcionada pela ExpoZebu presencial já começa a ser notada pelo segmento comercial e da prestação de serviços, com expressiva geração de emprego e renda n”, diz.

A proximidade do quinto dia útil e o saque extraordinário de até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), liberado a partir deste mês de abril, também podem impulsionar as compras de presentes, especialmente entre os consumidores que não estão endividados.

Todo mundo quer dar um presente a sua mãe, avó, sogra e para isso os lojistas precisam estar preparados, tanto em estoque, quanto bom atendimento. Fernando Xavier, de outra parte, expõe: “Sugerimos ao lojista aproveitar a proximidade do Dia das Mães para lançar promoções, oferecer preços diferenciados, preparar vitrines alusivas e publicidade e marketing que possa atrair o consumidor”.

Pesquisa nacional realizada pela CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) indica que o Dia das Mães deve movimentar 28 bilhões de reais no varejo; 79% dos consumidores pretendem ir às compras e devem realizar pelo menos uma compra no período.

As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 75% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas. As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%) e PIX (26%).

“É importante que o consumidor esteja alerta sobre a importância do planejamento em datas comemorativas, para que o lado emocional não se sobreponha à sua realidade financeira”, finaliza Fernando Xavier.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.