Recentemente eu estava numa empresa, dentro de uma negociação com o empresário quando ele disse: "só vou fazer isso quando a crise passar!"

Instantânea e automaticamente eu respondi: então nunca fará pois a crise não vai passar!

Há um ditado que afirma que o cliente gosta de novidade, isso é fato. Da mesma sorte que o vendedor sempre quer mais; ele bate metas mas quer sempre se superar. Essa capacidade de inovar, de fazer diferente deve ser comum a todos nós, em quaisquer situações.

Esse empresário está errado. Não devemos esperar a crise passar para fazer algo; muito ao contrário, devemos sim ousar, inventar e se reinventar. Fazer o novo para que, enfim, a situação melhore.

É o mesmo que dizer: assim que a crise passar eu vou estudar. Ou: quando as coisas melhorarem eu vou capacitar minha equipe de vendas.

Ao contrário: estude para que as coisas melhorem!

Treine seus vendedores para que as vendas aumentem, isso fará com que toda a situação fique melhor.

Preciso confessar uma coisa: em toda a minha vida profissional sempre ouço falar em crise, significa que sempre vivi em tempos de crise? Mas e as pessoas que melhoraram as suas situações? Elas também não viviam nesse mesmo tempo que eu?

E as empresas que surgiram e outras que cresceram nas últimas décadas? Elas porventura estavam em outro mundo? Ou será que as pessoas fizeram diferente? Sim, as pessoas é que foram ousadas, que pensaram fora da caixa, que tiveram atitude e iniciativa.

O que separa uma empresa que rasteja em tempos de crise de outra que cresce, que aumenta a quantidade de estoque, de faturamento e de clientes? A diferença está no comportamento e na atitude de cada um. Jamais espere a crise passar porque ela nunca vai passar. Salvo se você fizer algo para que ela passe.

O meio que vivemos realmente é importante, porém o interior de cada um é o que faz a diferença. Então não perca tempo, diga a si próprio: eu vou vencer a crise! Faça a sua parte, porque ninguém a fará por você!

Fúlvio Ferreira – presidente CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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