Feiras livres, jornaleiros e vendedores ambulantes tem algo em comum. Nestes três casos seus atores, isto é, os vendedores são animados, são espontâneos e ativos!

O Brasil passa por momentos históricos. Na política estamos vendo toda sorte de mazelas sendo escancaradas; pessoas mostrando seus verdadeiros caracteres e suas negociatas em todos os níveis.

Na economia vivemos reflexos de ações irresponsáveis de um passado recente e também os respingos da política inconsequente.

O fato é que, aqui em nossas cidades, onde vivemos, distante da corte onde o rei e seus asseclas vivem, estamos passando por situações delicadas.

As empresas, sejam elas de natureza industrial, comercial ou de prestação de serviços estão produzindo e vendendo menos, isto traz desemprego. Mais pessoas desempregadas serão mais pessoas consumindo menos e a espiral negativa vai ganhando força.

Para haver uma superação é necessário que todos sejam muito criativos. Pessoas e empresas precisam fazer algo diferente, algo que seja fora do normal. Algo que chame a atenção do cliente e que o faça se decidir por aquela empresa ou por aquele profissional.

Se criatividade é inteligência e talento para criar, inventar e inovar é hora de partirmos para o novo. Sair do lugar comum e fazer diferente para ser diferente e, assim, conquistar o cliente, uma vaga no Mercado de Trabalho ou mesmo um Contrato de Prestação de Serviço.

Isso é fácil? Claro que não!

Mas com determinação, coragem e ousadia temos muitas chances de inovar e superar os atuais obstáculos.

Uma dica talvez sejam os feirantes: avançar, ir ao encontro do cliente e superar as suas expectativas!

Boa sorte!

Fúlvio Ferreira – presidente da CDL Uberaba

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

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