Por Lúcio Castellano
Após dois anos de pandemia em que, por longos períodos, o comércio esteve fechado ou com funcionamento parcial, este é o primeiro final de ano com os setores do varejo e da prestação de serviços liberados de forma plena. O comentário é do presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, ao considerar “um momento único” esse período com três datas especiais, e comparou como “tríplice coroa”.

De acordo com o dirigente lojista, os varejistas já começaram a sentir o deslanchar de vendas motivadas pela Copa do Mundo, Black Friday e pelas e festas de fim de ano. “Os empresários estão diante de uma grande oportunidade de vendas e fazer grandes negócios”, diz Fernando Xavier, ao observar que a liberação do 13º salário chega em boa hora.
Período sazonal, nunca visto no comércio, que merece planejamento e inovação para ser muito bem aproveitado. O segredo é saber o que fazer com base no que os clientes esperam e precisam.
“Que todos instalem vitrines temáticas para o Natal, bem como para a Copa do Mundo e Black Friday. Outro ponto importante é treinar os colaboradores para o atendimento do público consumidor”, sugere o presidente da CDL Uberaba.
Segundo estudo realizado pelo Google, 50% dos entrevistados declararam que farão compras na Black Friday 2022 para se prepararem para a Copa, independentemente da categoria.
A realização da Copa do Mundo em novembro aquece o mercado de consumo e influencia diretamente o planejamento de compra dos consumidores.
A intenção de compra na Black Friday chega a 71%. O número representa 29% de crescimento em relação ao ano passado. Enquanto a expectativa para o volume de vendas pelos varejistas varia de 3% a 9%, de acordo com resultado de pesquisa divulgada pelo Jornal “Valor Econômico”.
Roupas e Acessórios está no topo do ranking de intenção, com 47%, seguida por Livros e Itens de Papelaria (43%), Calçados (38%), Celulares (36%) e Eletroportáteis (33%).
A Black Friday ainda é muito aguardada pelos consumidores. Então, o lojista precisa criar estratégias de vendas para a Copa do Mundo e a Black Friday
Algumas sugestões para o lojista:
Promova eventos e promoções para dias específicos e invista na decoração
Eventos e promoções sempre são estratégias bem-vindas para movimentar qualquer setor.
Ofereça preços diferenciados na hora do jogo, monte bufê aberto com valor específico para o dia, aposte em uma decoração temática etc.
O mais importante é usar a criatividade e não deixar de analisar se o seu negócio tem condições de arcar com isso.
Um desafio especial durante a Copa do Mundo 2022 é a transmissão dos jogos. Isso porque qualquer pessoa pode assistir a eventos no próprio celular e sem sair de casa, por exemplo. Assim, não meça esforços para otimizar a transmissão dos jogos e tornar o seu estabelecimento mais atrativo.
Conhecer o perfil, o comportamento e os produtos mais consumidos nesse período, possibilita criar estratégias para estimular o aumento do ticket médio.