Por Lúcio Castellano - Fonte: FCDL-MG
Outros destaques da programação da Convenção Estadual desta sexta-feira ficaram por conta da palestra de Victor Mota, especialista em varejo do Sebrae Minas, que falou sobre resultados a curto prazo, estratégias e a jornada Varejo+, que visa levar conhecimento para o varejista de forma customizada, de acordo com as necessidades locais.

Para apimentar o início da tarde, Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans, subiu ao palco pata falar sobre competitividade, desafios e oportunidades. O empresário contou sobre sua trajetória no mundo dos negócios e destacou que, independente do cenário político e econômico, quem faz as nossas oportunidades somos nós mesmos. “Foquem nas oportunidades e não nas crises”, destacou.
Conecta Mente
Em seguida, o “Talk Show Conecta Mente: mineiros que inspiram”, conduzido por Fernando Cardoso, sócio-diretor do Centro Visão e Paulo Leite, jornalista, trouxe anyelle Van Straten, co-fundadora e presidente da Depyl Action Franchising; e Breno Penoni, idealizador da Bendizê, para falar de suas trajetórias e inspirar os empreendedores a não desistirem de seus negócios.
Para encerrar a programação do dia em grande estilo, João Branco, ex-vice presidente de Marketing do McDonald’s, deu um show de posicionamento e estratégias que “vão muito além do produto”. O publicitário destacou a importância de conhecer o cliente e saber entender o que ele procura. “Pergunte a opinião dos seus clientes. Sejam positivas ou negativas, elas vão te apontar em que direção você deve seguir”, ressaltou.
Branco pontuou também a necessidade de se comunicar com todos os públicos. “A melhor dica que deixo para vocês é: clientes não são leads. Clientes são pessoas que têm sentimentos. Saiba ouvi-los e entendê-los”, finalizou.
