Nos últimos anos a modalidade de compra via internet tem crescido muito. Só em 2012 o e-commerce faturou mais de 22 bilhões de reais equivalendo a uma alta de mais de 20% em relação ao ano anterior.
Em geral, dois são os principais motivos que levam o consumidor a comprar por meio virtual: Primeiro: A comodidade e Segundo: A quantidade de informações.
Não restam dúvidas que é muito prático e gostoso navegar por um site moderno, leve e seguro e por fim realizar uma compra.
Da mesma forma que nestes sites se encontra uma lista completa de informações sobre os produtos, inclusive com detalhes técnicos!
Por outro lado, cabe às empresas físicas, isto é, às lojas que estão estabelecidas, convencer o cliente que apesar do trânsito, apesar do estacionamento, das lojas cheias e outras características, vale a pena ir ao estabelecimento e vivenciar uma compra, ter a experiência de pegar, tocar, sentir, experimentar a mercadoria.
Nada vai tirar este prazer do cliente!
Porém, existe o outro tópico que são as informações . Nem todos os vendedores conseguem somar um grande número de informações de todos os produtos que ele vende. E nem sempre consegue ter o humor e o astral em alta. Mas precisa!
Atualmente o mercado está muito seletivo e só terá lugar nas empresas, como vendedor ou em alguma função de atendimento e de frente de loja aquela pessoa que tiver grandes conhecimentos técnicos das mercadorias, da loja e do mercado. E gostar infinitamente de pessoas! O profissional que alcançar este nível de excelência terá emprego garantido e terá também ótimos salários. E com toda certeza terá a internet como aliada porque será muito útil ao seu cliente que já o procurará na loja com uma carga excelente de informações que, quando aliada a atenção, gentileza e competência pelo vendedor mostradas será venda na certa!
Assim, afirmo: a tecnologia e o uso da internet nas relações comerciais é inevitável e sem volta; da mesma forma que receber atenção e carinho, aliado ao uso dos sentidos será muito prezado. Isto equivale dizer que tanto o comércio eletrônico quanto o físico, este como o conhecemos, terão espaço garantido. Basta se envolver, se comprometer e servir!
Fúlvio Ferreira, conselheiro da CDL Uberaba, em depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas de Uberaba, AM-1120.