Transitando pelo centro de uma cidade de porte médio, parei o carro num cruzamento de duas avenidas. Logo em seguida apareceu um senhor que trazia uma pilha de panos de prato e uma placa bem feita anunciando 5 unidades por 10 reais.
A medida que ele se aproximou pude observar que aquele homem teve uma excelente assessoria no tocante à confecção da placa: tamanho ideal para visualização de perto e trânsito entre os carros, materiais leves na sua construção e uma excelente combinação de cores, modelos e tamanho das letras. Tudo muito harmônico dentro do aspecto comunicação visual.
Todavia a nota positiva que a placa recebia era contrastada pela “cara feia” daquele senhor. Literalmente ele estava emburrado, de mal com a vida.
A venda, naquela situação, se dá por impulso motivada, na maioria das vezes, pela vontade de ajudar. Mas diante daquele semblante pesado as pessoas viravam seus olhares e fechavam os vidros.
Infelizmente ainda vemos atendentes e vendedores de cara feia, pouco receptivos e até mal educados. Se você encontrar com algum com estas características, ajude-o; não compre. Em pouco tempo ele terá que tomar uma atitude afinal, ninguém é culpado pelos seus problemas.
Assim, se você lidera uma equipe que atende pessoas, cuide para que haja acolhimento, simpatia, competência e sorrisos! Porque faz bem, seu cliente merece e aumenta as vendas!
Fúlvio Ferreira - Presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba
Empresário, Palestrante e treinador de equipes.