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O WhatsApp é um grande facilitador quando o assunto é comunicação.

Contudo, por ser um aplicativo bastante informal é comum que você acabe cometendo alguns deslizes ao usá-lo para conversar com sua rede de contatos profissionais.

Quando o aplicativo é usado para uma comunicação profissional, é fundamental ter alguns cuidados com a ortografia, envio de emojis, áudios e em como a mensagem é elaborada.

Isso tudo tem um grande impacto na forma como o profissional é visto.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como se comunicar melhor no WhatsApp com sua rede de contatos profissionais.

Veja todas as dicas!

1. Fale de forma organizada e objetiva

Um dos ruídos que existem na comunicação escrita, principalmente por aplicativos como o WhatsApp, é o hábito de elaborar frases curtas e rápidas em cada linha, em vez de um diálogo inteiro, conciso e objetivo.

Por exemplo, a pessoa prefere dizer:

Oi, tudo bem?

Pode falar agora?

Gostaria de conversar sobre algo importante!

Em vez de simplesmente dizer:

Oi, tudo bem? Podemos conversar sobre algo agora ou prefere me chamar quando for possível?

As mensagens instantâneas fazem com que nosso diálogo se torne rápido. Dependendo da situação, isso não é algo ruim.

Mas para um bom diálogo profissional, essa rapidez pode ser um ponto negativo, já que informações podem ser perdidas com o envio de tantas mensagens divididas em diversas linhas.

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2. Cuidado com as mensagens de voz

Enviar mensagem de voz é muito mais prático, afinal, você pode explicar algo com mais detalhes e até otimizar seu tempo, caso esteja ocupado para escrever uma mensagem.

Contudo, é preciso ter cuidado com o envio de mensagens de voz para seus contatos profissionais.

A pessoa que recebe o áudio nem sempre poderá estar em um ambiente adequado para ouvir o áudio. Isso é algo que pode deixar muitas pessoas irritadas.

Sendo assim, o ideal é sempre perguntar previamente: “posso te enviar um áudio agora? Assim ficará mais fácil para explicar“.

Mesmo com autorização da pessoa para o envio de áudio, tenha o cuidado de não enviar áudios muito longos.

Eles demoram para carregar e pode acabar chateando a pessoa que irá receber. Por isso, ao enviar um áudio seja objetivo, claro e respeitoso.

3. Cuidado com o envio de emojis

Os emojis são recursos muito utilizados em conversas informais, pois deixam a conversa mais leve e divertida.

Contudo, em uma conversa profissional é preciso ter cuidado com esse excesso de informalidade.

Você até pode usar emojis, mas tenha o cuidado de selecionar os mais básicos, de entendimento universal como carinha sorrindo, palmas, joinha, flores, entre outros.

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4. Tenha paciência

Por ser um meio de comunicação rápida, as pessoas querem ser respondidas instantaneamente.

Por isso, muitos profissionais cometem o erro de enviar mensagens e ficar checando a todo momento se a mensagem foi entregue, visualizada e respondida.

É importante que você considere que nem todas as pessoas passam o tempo todo no celular.

Além disso, a pessoa que visualizou a mensagem pode estar ocupada para responder naquele momento.

Então não considere que só porque a pessoa não respondeu após visualizar que ela está te esnobando. Tenha paciência e respeite o momento do outro.

5. Não use tom na comunicação não verbal

A língua portuguesa é uma das mais complexas que existem. Se você tira ou coloca uma vírgula, muda completamente o contexto de uma frase.

Em uma comunicação verbal, é fácil compreender o tom da conversa por meio de pausas, do volume da voz e do contexto geral.

Contudo, em uma comunicação escrita isso é muito mais difícil. Basta um erro ortográfico ou gramatical para que o outro tenha uma interpretação errada do que foi dito.

Por exemplo, a afirmação “não, está tudo bem” é diferente de “não está tudo bem”. Essas pequenas mudanças podem causar uma interpretação errada.

Por isso, é preferível que você seja objetivo e não use tom de conversa em uma comunicação não verbal. Afinal, isso pode causar problemas em sua comunicação.

Essas são as dicas de como se comunicar melhor no WhatsApp.

Lembre-se sempre, para uma comunicação profissional é preciso manter o respeito, a postura e o profissionalismo.

Silvia Ribeiro - Psicóloga especialista em recrutamento e seleção com mais de 10 anos de experiência.

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