Por Lúcio Castellano - com informações CNDL/SPC Brasil
Para a terceira melhor data sazonal para o varejo, a CDL Uberaba projeta crescimento da ordem de 10%; alguns segmentos devem vender muito mais

Lojistas uberabenses estão otimistas quanto ao movimento de vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, no segundo domingo do mês que vem.
“O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do ano para o comércio, perdendo apenas para o Dia das Mães e o Natal”, destaca o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas).
A expectativa, segundo Fernando Xavier, é de aumento da ordem de 10% no volume de vendas em relação a 2019, o último ano antes da pandemia da Covid-19. “Alguns segmentos, no entanto, deverão vender muito mais”.
“Mantemos, ainda, nosso otimismo para a movimentação de vendas ao longo deste ano, principalmente depois do bom desempenho de vendas na Páscoa e Dia das Mães”, diz.
Fernando Xavier, em seguida, observa: “É importante os lojistas estarem preparados para a data, reforçando estoques, planejando promoções e investindo em publicidade e marketing. Tudo para atrair ainda mais a atenção dos consumidores, nessa época em que o amor está no ar”.
Assim, de acordo com o dirigente lojista, os empreendedores das áreas do varejo e da prestação de serviços esperam faturar mais alto e minimizar um pouco a perda dos dois anos anteriores.
O tíquete médio dos presentes está previsto em torno R$ 200,00. Os presentes mais procurados devem ser, entre outros, perfumes, joias e bijuterias, produtos de beleza, vinhos, roupas e acessórios, calçados, jantar, joias, eletroeletrônicos, óculos e flores.
Pesquisa nacional
Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), de outra parte, aponta que a maioria dos consumidores brasileiros pretende presentear no Dia dos Namorados. Conforme o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. Para este ano, a expectativa é de que sejam injetados cerca de R$ 18,06 bilhões na economia, valor próximo ao de 2021.
Quando a pesquisa investiga quem será a pessoa presenteada, o esposo ou a esposa aparecem em primeiro lugar (61%), enquanto 31% pretendem presentear os namorados. Entre os que não vão comprar presentes, 55% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 10% vão priorizar o pagamento de dívidas e 10% não gostam ou não têm o costume de comemorar essa data.
Vale destacar, finalmente, que 56% dos consumidores garantem que devem comprar um único presente, enquanto 31% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,5 presentes.