Por Lúcio Castellano - Fonte: FCDL MINAS GERAIS

Diante de tantos desafios para o Brasil e para o setor de comércio e serviços, a CNDL abre, mais uma vez, espaço para que as lideranças e associados do Sistema CNDL contribuam com a formulação do Manifesto do Varejo 2022, documento que formaliza as demandas prioritárias de políticas públicas do setor vaerjista.
O Manifesto será entregue aos candidatos à Presidência da República e às principais lideranças partidárias do país, e servirá como Norte para as tratativas da CNDL junto ao futuro mandatário e aos representantes do poder legislativo.
Os temas do documento seguem os apontamentos feitos pela pesquisa realizada ainda no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) e do Programa Políticas Públicas 4.0. Levam em conta ainda, as demandas apresentadas pela União Nacional das Entidades de Comércio e Serviço (Unecs), organização na qual a CNDL é membro permanente e cuja presidência é exercida pela nossa Confederação.
Assim, foram identificados os principais pontos para o crescimento do varejo no Brasil. São eles:
- Reformulação e simplificação do Sistema Tributário;
- Modernização das relações de trabalho;
- Crédito e Financiamento para os Setores de Comércio e Serviços;
- Educação Empresarial e Assistência Gerencial às MPE;
- Apoio à Inovação no Varejo;
- Melhora do ambiente de negócios;
- Aprimoramento dos processos e ações relacionadas a ESG;
A CNDL entende que esses macrotemas são fundamentais na luta por um varejo pujante, moderno e em permanente desenvolvimento. E o debate e a concordância são importantes para atestar peso institucional ao documento.
As contribuições devem ser enviadas para a FCDL-MG, até o dia 30 de março de 2022, para o e-mail rig@fcdlmg.org.br .