Quando criança, enquanto me arrumava para ir à escola, ficava me deliciando com o cheiro da comida preparada para o almoço.
Aquele cheiro que invadia parte da casa era delicioso. Aguçava a fome e inspirava a comer mais. Entretanto não era sempre assim. Às vezes, mesmo com o cheiro fazendo sua parte o apetite não era tão grande. Quando isso ocorria minha mãe já desconfiava que havia algo de errado e tratava de investigar; quase sempre que ela estava certa:
Quando eu não comia muito tinha um motivo; havia comido antes da hora do almoço alguma bobeira.
O SPC divulgou os números acumulados de consultas de janeiro a março: houve elevação nas consultas em mais de três por cento. Podemos concluir que as vendas foram maiores neste primeiro trimestre comparadas com o ano passado. Isto é uma boa notícia, é um cheirinho de comida.
Porém a melhora nas vendas, ainda que sensível, não chegou para todo mundo, isto é, a elevação nas vendas não foi linear. Há empresas que venderam mais e outras que continuam na mesmice. Isto porque está faltando iniciativa e atitude. Se a "dificuldade é a mãe da criatividade" então é hora de cada empresa através de seus gestores e equipes se reinventarem. Todos devem buscar inovar e devem fazer diferente. E, ao mesmo tempo, cuidar de todos os detalhes: vitrines bonitas, variedade de estoque, equipes bem treinadas, divulgação, gestão de compras, de vendas etc.
Não é hora de focar em bobagens, cada um deve se concentrar nas suas tarefas porque a melhora aos poucos está chegando.
Em outras palavras, o cheirinho bom esta no ar, e você está pronto?
Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista. www.fulvioferreira.com.br