Por Lúcio Castellano

Considerada pelos varejistas como a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano em termos de faturamento, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães movimenta o comércio desde o último final de semana. De acordo como presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, prevê um aumento médio de 5% a 7% nas vendas referente ao Dia das Mães em comparação com o mesmo período de 2022. O tíquete médio deve fiocar em torno de R$ 150.
Segundo ele, as expectativas são boas, principalmente, porque a data vai ser celebrada em 14 de maio, quase meio do mês. O comércio de Uberaba está preparado, com produtos inovadores, prateleiras com novidades e equipes de venda treinadas.
Levantamento feito em nível nacional pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revela que 79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período.
O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso o varejo aguarda com muita expectativa a movimentação no comércio. É o momento de as lojas investirem em promoções e opções de presentes mais baratos. O consumidor está atento aos preços, mas não deverá deixar passar a data em branco.
A pesquisa revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios, perfumes, cosméticos e chocolates, além de comemoração em bares e restaurantes.
Apesar dos últimos anos terem significado uma verdadeira revolução no comércio eletrônico, o brasileiro ainda valoriza muito a compra presencial, a experiência de ir à loja e escolher o produto. O comércio deve sim investir no atendimento online, mas o atendimento físico se mantém muito forte no país.
A pesquisa aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes.