Por Lúcio Castellano


O Dia dos Pais deve trazer resultado positivo para o comércio e segmentos da prestação de serviços. É a expectativa do presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier foto), que projeta um crescimento nas vendas da ordem de 6% em relação a 2022.

Pesquisa nacional realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) aponta que 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano.

A data sazonal para as pessoas que devem presentear seus entes queridos cai no segundo domingo de agosto, ou seja, dia 13 próximo. De acordo com Fernando Xavier, o valor médio dos gastos será de cerca de R$ 250 ao todo. Oito em cada dez consumidores (76%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais.

Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data, seguidas de perfumes e cosméticos, calçados e acessórios, eletroeletrônicos. meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A grande maioria dos consumidores pretende pagar o presente à vista, com 60% principalmente no PIX e no dinheiro. Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado.

Lojas físicas serão os principais locais de compras.

Fernando Xavier sugere aos associados que invistam no treinamento das equipes de atendimento, promoções, vitrines temáticas e na divulgação na mídia impressa e eletrônica.

O Dia dos Pais é a segunda data comemorativa do segundo semestre. A primeira e que começa a ganhar força no calendário comercial, Dia dos Avós, teve comemoração no final de julho.

“É um termômetro para o setor que acompanha as tendências de compra dos consumidores para as festas de final de ano”, observa Fernando Xavier.

Em linha com outros indicadores antecedentes da atividade econômica, que mostraram um dinamismo maior do que o esperado para o início deste ano, as vendas do Comércio exibiram um bom desempenho no balanço do primeiro semestre de 2023.

"Estimamos que o volume geral de vendas do varejo de Uberaba, nos seus primeiros seis meses deste ano, possa ter avançado um percentual médio de cerca de 3% na comparação com o primeiro semestre de 2022", diz.

Para o segundo semestre, também esperamos fechar com saldo positivo na movimentação do comércio e do setor de serviços.

Até o final do ano serão mais três datas sazonais como o Dia dos Pais, agora, em agosto, a Dia da Criança, em outubro, e o tão aguardado período natalino.

Essas três comemorações tendem a gerar expressivo volume de vendas, no segundo semestre, que, por isso, de acordo com Fernando Xavier, deverá superar o movimento registrado no primeiro semestre.

“Esperamos fechar o ano com um crescimento nas vendas em torno de 7%, em comparação a 2022”, finaliza Fernando Xavier.

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