Por Lúcio Castellano, com informações da CNDL, SPC Brasil e Varejo S.A.
NOVAS PROJEÇÕES DO PRESIDENTE DA CDL UBERABA, FERNANDO XAVIER, INDICAM PARA A POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO NAS VENDAS ACIMA DE 10%, EM RELAÇÃO AO DIA DOS PAIS DE 2021

Ao falar sobre a expectativa do movimento para o Dia dos Pais no comércio local, o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, projeta um possível aumento das vendas entre 10% e 15% em relação ao igual período do ano passado.
“Esse percentual varia nos diversos segmentos. Alguns setores do comércio poderão vender acima de 20%, como os de vestuário, calçados, esportes, perfumes entre outros. A data também movimenta os segmentos de bebidas e gastronomia”, diz.
Os dados são de pesquisa Intenção de Compras no Dia dos Pais, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
A pesquisa aponta que o valor do tíquete médio dos gastos será de R$ 236,00. Neste ano, os presentes mais procurados poderão ser roupas, perfumes, cosméticos, calçados, um almoço e/ou jantar, entre outros.
A data sazonal é uma das principais para o varejo, comemorada no segundo domingo de agosto, com a perspectiva de proporcionar aos lojistas o retorno das vendas ao patamar pré-pandemia.
Fernando Xavier observa que, para alcançar resultados positivos, a sugestão é de que o lojista invista na divulgação do Dia dos Pais, através de publicidade na mídia impressa e eletrônica. E ainda, entre outras ações, treinamento dos colaboradores, vitrines alusivas à data e promoções.
“O Dia dos Pais é um termômetro para o início do processo de contratação da mão de obra temporária pelo comércio no segundo semestre, inclusive com o foco no período natalino", finaliza o dirigente lojista.