Por Lúcio Castellano

A expectativa é que haja uma boa procura. A entidade acredita que os consumidores esperam por esse momento e, com isso, ajudará no aquecimento das vendas, o que deve dar um fôlego até o Natal, outra época que as vendas tradicionalmente crescem. Liquidação de origem norte-americana e consolidada no Brasil, a Black Friday pode ser considerada um rito de passagem para o final do ano, época em que as pessoas costumam comprar mais

Falta pouco para a Black Friday! A promoção já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, que está cada vez mais habituado a se programar para aproveitar as melhores ofertas. Este ano, a data [nesta sexta-feira 26] deve mais uma vez movimentar o comércio.

Para o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema (foto), a Black Friday “já caiu no gosto do consumidor”, enquanto o lojista tem, segundo ele, uma grande oportunidade para comercializar mais, em especial produtos da área de tecnologia, diante das constantes inovações. “Projetamos um crescimento expressivo nas vendas este ano em relação a 2019”, diz.

De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 57% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, principalmente porque acham que é uma boa hora para comprar coisas que precisam a um preço mais baixo (70%).

Já 38% dos consumidores devem aproveitar o preço para antecipar as compras de Natal e 19% querem aproveitar as promoções, mesmo que não estejam precisando de nada no momento.

Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 1.118 com as compras, sendo os produtos mais desejados: roupas (38%), calçados (29%), eletrodomésticos (27%), celulares/smartphones (24%) e artigos para casa (24%).

Em contrapartida, 29% dos consumidores só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena. Somente 14% não pretendem participar, principalmente porque estão sem dinheiro (29%), estão desempregados (21%) e porque acreditam que o momento econômico não é favorável (18%).

Crema sugere que o consumidor pesquise os produtos que deseja adquirir junto aos estabelecimentos que anunciam descontos. E acrescentou: “É um momento muito importante para o varejo renovar seus estoques para o Natal”.

A pesquisa CNDL/SPC Brasil aponta, ainda, que a população está atenta às promoções, uma vez que 88% afirmam que pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, sendo os principais motivos: confirmar se os preços estão realmente na promoção (55%) e escolher as lojas com os melhores preços (33%).

5 dicas para vender mais na Black Friday

A Black friday acontece nesta sexta-feira, dia 26, e a recomendação da CDL é que o lojista deve se preparar para vender nessa data tão aguardada pelos consumidores. Confira as principais dicas para ajudar a alavancar vendas nessa data:

1. Prepare o estoque de produtos que entrarão em promoção e o número de funcionários de seu comércio para o aumento da demanda;

2. Não ofereça falsos descontos! Além de não atrair o público isso pode prejudicar seu negócio;

3. Aproveite para investir na divulgação de descontos e produtos na mídia impressa, rádio e televisão e pela internet, apostando em vídeos, anúncios e mantendo seu site atualizado;

4. Planeje com antecedência, o que fará nesse período, como quanto pretende oferecer de descontos, que produtos entrarão em promoção etc...;

5. Ofereça os produtos que estão em alta e os mais desejados.

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