Por Lúcio Castellano
Também estão em fase de finalização um vídeo e uma cartilha com informações relevantes sobre a iniciativa
Foi cumprida na tarde desta terça-feira (7), em Uberaba, mais uma etapa da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, durante evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds).
Na oportunidade, foram entregues 4 mil 500 cartazes ao presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, e ao diretor do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Uberaba), José Eduardo Macedo. O material começa a ser entregue às empresas nos próximos dias deverá ser fixado em pontos estratégicos dos estabelecimentos filiados às duas entidades.
Também foram produzidos um vídeo e uma cartilha eletrônica com as orientações aos lojistas e demais empresários e seus colaboradores, informando que, em casos de urgência, ele deve acionar a Polícia Militar por meio do 190 (emergência), Guarda Municipal 153 (emergência) e, ainda, à Central de Atendimento à Mulher, pelo tridígito 180, bem como a Delegacia de Orientação e Proteção à Família, pelos fones 3319-8360 e 3319-8362.
A campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia.
A mobilização local inclui, além da CDL, do Sinhores e do Governo Municipal/Seds, a entidade MG Mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais e a Câmara Municipal de Uberaba.
O ato contou, ainda, com as presenças da delegada de Polícia da Delegacia da Mulher de Uberaba, Mariana Pontes Andrade; da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres/Sed, Anna Maia Jampaulo; da titular da Seds, Gicele Gomes; do secretário adjunto da Pasta, Herval Kobayashi Neto; da vereadora Rochelle Gutierrez, e do gerente Executivo da CDL, Corlindo Vieira Machado Júnior.