Por Lúcio Castellano - Fonte>: FCDL MINAS GERAIS
No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica reforça ainda mais a importância de estimular ações que possam coibir essa triste realidade vivenciada por milhares de mulheres em todo o país. A CDL Uberaba apoia esta campanha.

A campanha, criada em 2020, durante a pandemia de coronavírus, consiste em alertar as mulheres que elas podem denunciar casos de violência doméstica de forma silenciosa, desenhando um X na cor vermelha na palma da mão e mostrar o desenho em estabelecimentos comerciais. A partir do sinal, o funcionário do estabelecimento solicita os dados da vítima e os repassa para as autoridades policiais.
Em novembro de 2021, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), assinaram um Termo de Cooperação Técnica e apoio à Campanha no Estado. A adesão da FCDL-MG veio para somar forças, uma vez que a entidade representa 206 CDLs em Minas Gerais, com mais de 70 mil associados.
Além da CDL/BH, que foi a pioneira, a CDL Divinópolis será a primeira do interior do Estado a aderir à Campanha, com evento de assinatura que acontece nesta sexta (4/03). Outras entidades, como Carmo do Paranaíba, Arcos, Juiz de Fora, Bom Despacho e Itajubá, devem oficializar as adesões nos próximos dias. Além delas, mais de 30 CDLs mineiras já iniciaram as tratativas para ingressarem nos próximos meses.
A meta da Federação é alcançar todas as 206 entidades. “Tenho certeza de que os comerciantes de todo o estado irão abraçar a ideia e fazer sua parte para ajudar milhares de mulheres a romperem com o ciclo de violência”, ressalta o presidente da FCDL-MG. Frank Sinatra.
A chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegada-geral Carolina Bechelany, destaca: “Vamos orientar e dar todo suporte aos lojistas que aderirem à campanha. Nas delegacias temos profissionais habilitados para acolher e proceder com os trabalhos de polícia judiciária em relação a esta vítima”.
As CDLs que desejarem aderir à Campanha, podem se cadastrar clicando aqui.
A Campanha Sinal Vermelho
Instituída pela Lei n. 14.188/2021, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia.
Dados da Polícia Civil de Minas Gerais mostram que, só em 2020, 145 mil mulheres mineiras foram vítimas de violência doméstica. Entre 2019 e 2021, foram registrados 411 feminicídios.
Além da Campanha, a PCMG também disponibiliza o aplicativo MG Mulher e as denúncias podem ser feitas nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher ou mesmo pelo site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

