Dias atrás eu encontrei com uma antiga e aplicada aluna de cursos de vendas e de atendimentos.
Ela, solícita e atenciosa, estava desempenhando as funções de caixa de uma importante panificadora.
Enquanto passava meus produtos tivemos um breve diálogo onde ela expressou a saudade de participar de algum treinamento e reforçou o quanto é importante na sua vida profissional; na sequência lamentou não haver cursos e palestras neste período de pandemia.
Respondi concordando sobre a importância de se participar constantemente de cursos, treinamentos e palestras. Reforcei que a vida profissional, que a carreira, precisa ser constantemente aprimorada e enriquecida através de informações precisas e pertinentes para cada atividade.
Esclareci, porém, que muitas empresas estão contratando profissionais para treinamentos in company, isto é, contratando profissionais para realizar cursos dentro de suas dependências e exclusivamente para as suas equipes. Isso fará com que os profissionais continuem crescendo, a empresa mantendo o compromisso de valorizar as suas equipes para que elas possam prestar aos clientes o melhor atendimento possível com eficiência, competência, dedicação e sorrisos. Aliás este conjunto de ações é agradável a todos e fideliza a clientela transformando-os em amigos e fãs.
Ela ficou surpresa e muito contente em saber que existe um modelo simples e eficiente para que as empresas, mesmo aquelas que não possuem lá tanta estrutura possam continuar promovendo cursos, palestras e treinamentos para as suas equipes.
De fato os empreendedores, gerentes e empresários não podem, em qualquer época e sob qualquer pretexto, abrir mão de capacitar os seus colaboradores. Uma palavra mal colocada, um gesto rude ou um semblante fechado acabam com uma venda, afastam um cliente e arranham o nome da empresa. Afinal quem não gosta de ser bem tratado?
Então, apesar do momento e também por causa do momento é que treinar e capacitar é muito importante pois demostra valorização da sua equipe, respeito ao cliente e mantém a empresa forte, vigorosa e ativa no Mercado.
Fúlvio Ferreira - presidente do Conselho Superior da CDL Uberaba
Empresário, palestrante e treinador de equipes.
www.fulvioferreira.com.br