"Experiência não é o que acontece com a gente, mas o que aprendemos com o que nos acontece. Aprender com a experiência depende essencialmente da busca das causas dos maus desempenhos e do fortalecimento dos pontos positivos"

Porque em certas situações os colaboradores não cumprem as metas, as expectativas e os padrões de desempenho esperados? Admita que nem sempre é por falha exclusiva do próprio empregado. Pode haver outras razões que justifiquem - ou que, pelo menos, explique - o mau desempenho.

Algumas vezes há causas ponderáveis para que o desempenho esperado não seja alcançado. Esteja aberto para oferecer sempre ao colaborador a chance da justificativa e da explicação.

Houve algum problema operacional na realização dos processos de trabalho? O desempenho desejado era irreal? Houve falha na cadeia de execução das tarefas por parte dos demais colegas, resultando na perda de eficiência, produtividade ou qualidade do resultado obtido?

A busca permanente e sistemática do feedback do colaborador o mantém ligado no que faz, ativamente comprometido com o processo de avaliação de desempenho, o que estimula o seu espírito de participação e cooperação, elementos essenciais para a melhoria do resultado no trabalho.

Wagner Siqueira é administrador 

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