Benchmarking
Dias atrás, um amigo esteve em Manaus e, claro, visitou o Teatro Amazonas.Ele, que é
um arquiteto experiente e viajado, se encantou com a riqueza de detalhes tanto da
construção quanto da decoração. Esta viagem para ele e para seus conhecimentos foi
extremamente enriquecedora.
Pois benchmarking é exatamente isto. Sair do seu lugar de trabalho e ir a outro que
tenha características semelhantes porém com outro modus operandi, ou seja, tarefas
semelhantes à que você faz mas de forma diferente, talvez mais otimizada.
Na gestão das empresas é a mesma coisa. Cada empresário, cada lojista, cada gestor
ou gerente tem o dever de fazer benchmarking; tem o dever de conhecer empresas do
seu ramo e se inteirar de outras técnicas e tecnologias utilizadas além das
fronteiras do seu próprio negócio.
Saber que existem outras realidades, outros problemas e outras soluções. E saber
também que outras pessoas tem outras maneiras de enfrentar situações desafiadoras.
O mesmo vale para as feiras e convenções. É muito bom e importante ir a estes
encontros aonde são apresentados o que o mercado tem de melhor.
Mas vale lembrar que não podemos ser extremistas: nem ser convencidos demais
tampouco ter complexo de vira-lata. Cada um de nós tem as suas capacidades, talentos
e potencialidades mas os outros também as tem.Assim, o bom é poder partilhar novas
experiências e, de uma forma geral, crescer e evoluir, para o bem de seu negócio e
do seu cliente!
Fúlvio Ferreira
untitled
Dias atrás, um amigo esteve em Manaus e, claro, visitou o Teatro Amazonas. Ele, que é um arquiteto experiente e viajado, se encantou com a riqueza de detalhes tanto da construção quanto da decoração. Esta viagem para ele e para seus conhecimentos foi extremamente enriquecedora.
Pois benchmarking é exatamente isto. Sair do seu lugar de trabalho e ir a outro que tenha características semelhantes porém com outro modus operandi, ou seja, tarefas semelhantes à que você faz mas de forma diferente, talvez mais otimizada.
Na gestão das empresas é a mesma coisa. Cada empresário, cada lojista, cada gestor ou gerente tem o dever de fazer benchmarking; tem o dever de conhecer empresas do seu ramo e se inteirar de outras técnicas e tecnologias utilizadas além das fronteiras do seu próprio negócio.
Saber que existem outras realidades, outros problemas e outras soluções. E saber também que outras pessoas tem outras maneiras de enfrentar situações desafiadoras. O mesmo vale para as feiras e convenções. É muito bom e importante ir a estes encontros aonde são apresentados o que o mercado tem de melhor.
Mas vale lembrar que não podemos ser extremistas: nem ser convencidos demais tampouco ter complexo de vira-lata. Cada um de nós tem as suas capacidades, talentos e potencialidades mas os outros também as tem.Assim, o bom é poder partilhar novas experiências e, de uma forma geral, crescer e evoluir, para o bem de seu negócio e do seu cliente!
Fúlvio Ferreira, presidente da CDL Uberaba, em depoimento ao "Coluna Sete", da Rádio Sete Colinas (AM-1120), de Uberaba-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.