Por Lúcio Castellano

CONFIRA MAIS IMAGENS DO EVENTO NO LINK: OUTUBRO ROSA: PALESTRA AUTOCONTROLE E CÂNCER DE MAMA | CDL Uberaba

A CDL Uberaba realizou na noite desta quarta-feira (18) palestra sobre Autocuidado e Câncer de Mama, ministrada pelo médico mastologista Dr. Cleber Sérgio, coordenador do Projeto À Flor da Pele. Na oportunidade, ele esclareceu dúvidas das participantes sobre saúde feminina.

Na abertura do evento e representante do presidente Fernando Xavier, a diretora Vânia Magalhães Moreno Terra, inicialmente, saudou os médicos presentes pelo Dia do Médico comemorado nesse dia. “O assunto é de fundamental importância para a saúde de nós todas mulheres”, diz ela, ao destacar que é papel da CDL Uberaba apoiar e disseminar informações sobre a doença e incentivar as associadas da entidade a procurarem pelos exames médicos preventivos, além dos autoexames que possam levar à identificação precoce do câncer de mama.

“O Outubro Rosa é sem dúvida alguma um movimento que desperta, mobiliza e encoraja as mulheres a cuidarem de sua saúde, lembrando sempre que o diagnóstico precoce é uma das estratégias de tratamento bem sucedido”, acrescentou Vânia Magalhães Moreno Terra, ao agradecer, em seguida, a presteza do Dr Cléber Sérgio ao atender a solicitação da CDL para a programação.

Em seguida, antes da palestra da noite, o diretor da CDL da área de Assuntos de Saúde, Dr. Denilton Guedes, focalizou a atuação da CDL na oferta de produtos na área de saúde para seus associados, além de ressaltar a importância da data em que se comemorava o Dia do Médico.

Segundo o Dr Cléber Sérgio, o câncer de mama é uma afecção muito séria que acomete esse ano no País, provavelmente 74 mil mulheres que terão diagnóstico positivo. “O que nos protege é informação adequada e ações. Ações como essa são importantes porque disseminam conhecimento, informações com qualidade e capacitam as pessoas para tomarem melhores escolhas”, diz.

Sobre o autocuidado, o palestrante expôs: “O que a gente tem de mais precioso é a saúde, a nossa vida. Então, muitas coisas são escolhas nossas. Na palestra eu falei, por exemplo, de qualidade de vida, boa alimentação, boa hidratação, além de qualidade de sono, mudanças básicas e simples que a gente faz no nosso dia a dia e que ajudam a prevenir, diminuir o risco de ter câncer de mama”. Enfatizou também para as mulheres que estiverem na palestra a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama através da mamografia.

Em seguida, o mastologista citou que a prevenção é o escudo, enquanto o diagnóstico precoce é a espada, que são as nossas maiores ferramentas e armas para lutar contra o câncer de membro. Quanto à incidência em Uberaba, falou especificamente do Hospital Dr Hélio Angotti onde trabalha. “Tem havido crescimento nos últimos anos, como tem havido no Brasil e no mundo também a incidência. Há quatro anos nós tratamos lá no hospital 180 casos, no ano passado, nós fechamos com 252”, revelou.

“É aumento significativo”, avaliou o Dr Cléber Sérgio. Acredita que pandemia da Covid-19 dificultou muito. Muitas lesões que às vezes a mamografia teria visto antes de se transformar câncer, tem ocorrido em pacientes já com câncer, por conta da dificuldade de acesso. Considera que também está havendo uma maior conscientização das mulheres em fazer exames para detectar e, consequentemente, isso vai aumentando. “Sem falar que essa condição da vida moderna, de estresse, hábitos e condições de vida pouco saudáveis, com certeza tem aumentado muito a incidência, não só do câncer de mama, mas de diversos tipos de câncer”, diz.

Por fim, lembrou do mutirão, a partir de segunda-feira (23), que marcará o início ao processo de reconstituição mamária em 45 pacientes, no Hospital Dr Hélio Angotti. “Serão seis dias de trabalho intenso com colegas de diferentes regiões que estão vindo para nos ajudar em mutirão que encerramos no dia 28. O nosso intento é atender 45 pacientes. Que elas recuperem um pouco mais da autoestima, alegria, felicidade e desejo pela vida”, concluiu.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.