Nestes tempos broncos e sombrios pelos quais estamos passando é extremamente importante que os empresários, comerciantes e vendedores sejam dinâmicos e assertivos.

Datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados devem ser aproveitados com muita competência. Potencializar as equipes de vendas, preparar vitrines e fazer propaganda são apenas algumas lições que devem ser seguidas para que as vendas, especialmente nestas ocasiões, sejam turbinadas.

A Copa do Mundo, em que pese as paralizações, é uma oportunidade e um desafio. Cabe a cada empreendedor enxergar maneiras próprias ao seu negócio para fazer novas vendas.

No último domingo, data da estréia da seleção brasileira no mundial de 2018, convidei um casal de amigos para assistirmos juntos ao jogo. Pela manhã me dirigi a uma loja especializada em bebidas e artigos importados para comprar vinhos e castanhas. Para minha surpresa a pessoa que me atendeu, proprietária da empresa, disse que não tinha castanha de caju e ainda reclamou da Copa, da alta do dólar e das temperaturas nesta época do ano. Confesso que fiquei assustado com a grande incapacidade de enxergar, com o despreparo e com seu pessimismo.

Naquele momento me lembrei da velha história da crise: enquanto uns choram outros vendem lenços.

Esta é a sintonia, esta é a vibe: agir e agir com astúcia, com celeridade e com inteligência.

Afinal o bom surfista observa a onda se formando bem ao longe, corre ao seu encontro e se projeta sobre ela e não raro obtém sucesso!

Mas para isso é necessário agir e reagir, sempre no momento certo!

Fúlvio Ferreira - presidente da CDL Uberaba 

Empresário, palestrante e consultor em comércio varejista.

www.fulvioferreira.com.br

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.