Abismo comercial: A distância entre a loja e o consumidor
22/02/2012 09h55
Comprar se tornou uma ação tão normal como andar, falar, comer ou beber. Na tentativa de suprir essas demandas o número de lojas dos mais diversos segmentos se multiplica ano a ano.
Nota-se que com o passar do tempo algumas dessas lojas deixam de existir. Um dos inúmeros motivos pode ser o que chamo de "abismo psicológico comercial". "É a distância e a altura entre a loja e o cliente que o assusta". Essa metáfora serve para apontar um dos aspectos mais importantes na captação de clientes, a imagem comunicada pela disposição e exposição dos produtos e da fachada do local.
O alinhamento desses aspectos acima mencionados, acompanhado de uma comunicação adequada, servirá como uma "ponte de ligação entre a loja e o consumidor", ao invés de assustá-lo. Desmistificar ou esclarecer para as pessoas que passam na frente da sua loja qual a sua missão, fornecerá pistas do que será encontrado ao passar pela porta da frente do empreendimento. Ou melhor, quais benefícios sua loja tem a oferecer.
Se você é um lojista, faça o seguinte exercício para identificar se esta no caminho certo:
1. Qual é o seu real ramo de negócio? Sua loja vende roupas? Ou beleza visual, conforto, etc.?
2. A sua "vitrine" revela o que somos? A sua missão, visão? E os valores que compartilhamos? Esse aspecto transmitirá ao cliente que ele será respeitado e tratado com seriedade independentemente de sua aparência ou condição financeira.
3. Os nossos vendedores são cordiais, atenciosos e educados? Ou são mais preocupados com o cumprimento da metas do que com a satisfação do consumidor? Mostrar que o cliente é o motivo do empreendimento garantirá maior conforto no momento da compra.
As questões acima mencionadas indicam algumas pistas para aproximar o cliente de sua loja e reduzir o medo e a insegurança causados pelo "abismo comercial psicológico".
Se as vendas não estão indo bem, o problema pode estar na dificuldade do cliente superar esses medos e permanecer do outro lado da rua, enquanto isso, os seus produtos parados e os vendedores desesperados, ficam sem saber o que fazer, quando na verdade, bastava somente estender a mão e dizer:
Bom dia/tarde - Seja bem vindo! Posso ajudá-lo?
Sucesso a todos e boas vendas!
Leonardo Aureliano da Silva, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Administração de Marketing, pesquisador em Marketing e Estratégias de Marketing.