Tenho frequentemente insistido com os lojistas que o melhor investimento que podem fazer em suas lojas é na iluminação: é de resposta mais imediata, não interfere com o layout, analisando os custos e benefícios é, de longe, o melhor investimento que se pode fazer para incremento das vendas.
A questão que se apresenta agora é outra: que tipo de iluminação? Até pouco tempo atrás, a resposta era simples: lâmpadas fluorescentes para iluminação geral, lâmpadas HQI para vitrinas e algumas dicróicas para iluminação pontual e estava feito o carreto!
Mudou tudo! Mudaram as lâmpadas, mudou o mundo, a necessidade de economizar energia é premente, a indústria respondeu lançando no mercado lâmpadas de alta tecnologia: HDMI, de menor consumo e melhor fidelidade de cor, as AR111 (de foco dirigido, mais duráveis que as dicróicas) e agora, ainda tateando, não mais lâmpadas, e sim LEDS (diodos emissores de luz)! Estas pequenas maravilhas, de dimensões diminutas, consumo baixíssimo de energia e durabilidade de décadas!
Como exemplo: substituímos as velhas dicróicas de 55W cada por leds de 8W, com garantia de 10 anos ou cinco mil horas de uso, sem geração de calor, não esquenta a mercadoria, não queima ao toque, em iluminação de balcões e nichos de mercadorias e o resultado é fantástico, luz bonita e eficiente, sem calor, consumo baixíssimo e enorme duração.
Também lançadas "fitas" com leds de um 1W (um!) cm comprimento variável para iluminar curvas, bordas, nichos, todos os pontos onde antes era impossível a colocação de lâmpadas convencionais geradoras de calor.
Luminosos estão sendo iluminados com LEDS, lanternas, faróis, sinalizadores de estradas, efeitos luminosos em shows, tudo com LEDS. Fibras óticas de 1mm de espessura levam a luz pelo trajeto que quisermos, iluminando o detalhe, fazendo belos efeitos de cor e movimento.
Sem dúvida o custo de bem iluminarmos uma loja já esta caindo velozmente, os custos iniciais de compra do equipamento ainda são altos, mas a durabilidade compensa e só o fato da duração ser contadas em 10 anos, ou seja, a manutenção é desprezível tornando extremamente atraentes estas novas opções.
Toda esta tecnologia traz desafios: como aplicar com arte e criatividade, sem deixar de atender à funcionalidade, em outras palavras, como iluminar bem, reduzindo custos de energia e trazendo um clima agradável às lojas, que é a nossa função enquanto arquitetos.
Gilberto Sibemberg é arquiteto.