Benjamim Franklin, notável americano que viveu no Século XVIII e que atualmente ilustra a nota de cem dólares, foi um grande jornalista, cientista e inventor entre outros. É dele a frase: "A necessidade nunca fez bons negócios".
No dia-a-dia do varejo vivenciamos bons e maus negócios. Quando você necessita de um produto ou de um serviço, dentro do possível, deve pesquisar qualidade, preço e tantas outras situações pertinentes sob o risco de fazer um mal negócio. De comprar sem a real necessidade ou de pagar caro quando poderia obter a mesma mercadoria por um preço menor por exemplo.
Quando Franklin se referiu à "necessidade" ele não quis dizer emergência. Isto é uma situação diferenciada. Em verdade, corre-se grande risco de fazer um mal negócio quando não se checa diversas informações. Inclusive sobre a seriedade e transparência da empresa. E no mercado eletrônico principalmente. A frase é antiga porém oportuna e atual.
Mas vale lembrar também que não é raro depararmos com empresas que são extremamente leais e corretas e isto faz com que muitos dos seus clientes sejam muito fiéis. E compram "de olhos fechados" porque simplesmente confiam no vendedor e na empresa.
E se você me permite eu vou lhe sugerir que procure empresas assim. Que mostrem que são honestas e confiáveis. E que vocês possam estabelecer uma grande relação comercial e de amizade. E neste jogo só haverão ganhadores.
Aí poderemos até concordar com esta frase de Franklin mas por certo dela não seremos exemplo.
Fúlvio Ferreira, conselheiro da CDL Uberaba, em depoimento ao “Coluna Sete”, da Rádio Sete Colinas (AM-1120), de Uberaba-MG