Geração Y, Quem são eles? O que fazem? Por que tanta importância neste tema? O fato é que estamos diante de uma revolução no perfil dos novos líderes, no perfil dos novos consumidores. Esses jovens estão em busca não só de realização profissional, mas principalmente pessoal. Eles estão acostumados a trabalhar em conjunto e, por isso, quando se tornarem líderes, vão priorizar a flexibilidade de horários e as novas formas de trabalhar.

As empresas estão tendo que mudar suas formas de gerenciar pessoas para se adaptarem às exigências do mercado em relação ao novo perfil de profissional e ao no perfil de consumidor que a geração Y disponibiliza. Diante de uma situação de risco de comportamento, seguimos o tradicional sistema de gestão ou arriscamos em mudar o conceito de nossas empresas? Será essa somente uma onda de modismo? Caro leitor, sentimos informar que não, e sim uma realidade. A geração Y, também conhecida como geração da Internet e iGeração, é uma geração multitalentosa, superestimulada, socialmente consciente, exigente, criativa , acima de tudo questionadora, autônoma, que impõe sua opinião e não abre mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional. Esta geração que nasceu entre os anos de 1980 e 2000 juntamente com a era da revolução tecnológica, possui um alto nível de conhecimento em informática,é a geração que domina o blog, o i-Phone , as  redes sociais  como facebook, MySpace, Orkut, MSN, twitter , youTube, e tantas outras...

As empresas precisam conhecer , entender  e adequar-se a este novo perfil de comunicação e comportamento de negócios, novos conceitos de gestão estão surgindo gradativamente diante desta mudança e de linguagem destes novos líderes consumidores.Os gestores de empresas passam por um momento de percepção de como lidar com tantas mudanças ao mesmo tempo.

O cenário que o mercado vivencia com esta nova geração, traz muitas oportunidades em diversas áreas. Cabe a nós não achar que sabemos tudo e que não podemos apreender mais nada, e sim nos adequarmos neste novo perfil de relacionamento para que nossas empresas possam dar continuidade em suas atividades.

Temos que entender uma comunicação um pouco diferente onde: “vc” significa “você”, “Ñ, naum: não”; “blz:beleza”; “xau:tchau”; “pq: por que”; “t+: até mais” e tantas outras.

O sucesso gerencial das organizações depende do momento em que ela esta vivendo, cada dia é um novo desafio, um novo pensar, uma nova forma de ver o mundo e se ajustar radicalmente . Este novo perfil de consumidores e líderes nos motiva a aprender e inovar ainda mais. Se alinharmos a nossa experiência com a inovação e conciliarmos estes conceitos certamente atenderemos esta nova demanda de mercado e teremos muito sucesso em nossas atividades.

Por

Weslley Prado e Mariana Louzada – Técnicos do Sebrae Microrregião Ituiutaba.

Apoio de Sabina Maria de Oliveira – Sebrae Uberaba e Rosania Maria de Lima – Técnica Sebrae Patrocínio

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