Lições de um executivo para seu sucessor

A sucessão empresarial pode acontecer em diversas situações: quando o fundador resolve se aposentar, quando quer simplesmente ficar no conselho consultivo ou mesmo quando não tem mais condições de tocar o negócio por qualquer motivo. Entretanto, quando a empresa não se prepara para esse momento pode

11/02/2010

Construindo o futuro

Segmentação estratégica A complexidade dos processos mercadológicos, dos produtos e dos sistemas industriais aumenta a dificuldade para a compreensão da estrutura e dinâmica do mercado, principalmente quando ele é tratado de forma homogênea. A segmentação, feita de maneira inteligente e planejada,

10/02/2010

Pós-venda, por favor!

Como consultor de marketing e palestrante, viajo muito a trabalho pelo país. Hospedo-me em diversos hotéis, dos mais econômicos aos mais sofisticados, recebendo, no geral, um bom atendimento por onde passei. Claro, adequado a proposta de nível de serviços de cada local e ao seu posicionamento. Ocasi

09/02/2010

LIDERE A SI MESMO, ANTES DE PRETENDER LIDERAR OS OUTROS

Lembra quando você está angustiado por que não consegue integrar os membros da sua equipe e alcançar os resultados desejados? Ou quando não consegue obter de outro departamento o que ficou combinado e sua área está prejudicada?  Quando seu filho parece andar fazendo tudo para lhe contrariar ? E, ain

09/02/2010

Como ficar rico

Inovação, criatividade e sofisticação têm sido apontadas como as principais qualidades para o sucesso empresarial em quase todos os livros de administração publicados pelo mundo afora. Em países onde todo consumidor já tem televisor, rádio, carro e computador, a única forma de fazer dinheiro é torna

05/02/2010

Vem aí o Projeto Água Viva!

O Projeto Água Vida envolve CODAU, PMU, BIRD,PAC, Banco Mundial, empreiteiras, muito dinheiro, sacrifício, etc, etc, etc.   Quando se fala no Projeto Água Viva somos levados a pensar apenas nas enchentes que castigam as áreas centrais da cidade. Como disse o ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha: 'A

04/02/2010

Aprenda a Fechar Mais Negócios!

Toda e qualquer negociação deve terminar com uma conclusão. Por mais óbvio que pareça, esta afirmação leva-nos a um dos maiores problemas que a maioria dos vendedores enfrenta em sua profissão: a hora do fechamento. Segundo Ron Willigham, autor do livro Vendas e Integridade (Editora Saraiva), fecha

04/02/2010

A difícil arte de ser você mesmo

Na realidade buscamos seres humanos iguais ou semelhantes a nós, pessoas com as mesmas opiniões, sentimentos, valores e crenças, por isso a diferença nos outros nos incomoda tanto, eles traem nossos princípios, logo julgamos que devem estar errados e lhes falta experiência ou conhecimento para evolu

01/02/2010

Há sempre um cliente ao seu lado

Estamos vivendo uma nova era, a era de preservação de nossos clientes através da prestação de serviços cada vez mais complexos. Acontece, porém, que nem todos dentro da empresa foram treinados - ou estão motivados - a trabalhar em benefício daquele que, afinal, é quem paga nossas contas. Por outro

30/01/2010

Dicas de ambientação para o pequeno varejo

A ambientação do ponto-de-venda tem sido considerada um dos principais diferenciais das lojas de varejo em razão do efeito positivo que causam na recepção da clientela. Pesquisas sobre o comportamento do consumidor mostram que cerca de 83% das compras são realizadas por impulso, ou seja, sem a inter

29/01/2010