Sua empresa consegue reter os melhores profissionais?

Conheço inúmeras empresas que não conseguem reter os melhores profissionais, os que possuem o maior potencial e que têm, inclusive, o perfil para assumir cargos estratégicos na organização no futuro. Essas empresas estão deixando escapar as maiores fontes de vantagens competitivas para seu negócio:

08/04/2010

Uma nova visão da jornada de compra rápida

Para investigar a fundo os tipos de jornada de compra, realizei um estudo considerando uma série de variáveis para analisar o comportamento do shopper e os diferentes tipos de jornada, como: a duração da compra, a velocidade do shopper, a porcentagem da loja visitada, as seções visitaram, entre outr

05/04/2010

A Hora do Show

É comum se dizer que "contra fatos não há contestação", "números não mentem", e por isso mesmo prefiro me basear nos fatos e nas estatísticas que existem no varejo. Por exemplo: é verdade que cerca de 80% das decisões de compra são tomadas no ponto-de-venda. E que, na maioria das vezes, a impressão

02/04/2010

Cinco formas de perder o controle da sua agenda

Saber a maneira correta de administrar a sua agenda é fundamental, mas entender aquilo que faz com que você perca o controle das atividades é o primeiro passo. Afinal, é preciso antes identificar o problema para depois solucioná-lo.Pensando dessa forma, para garantir que uma gestão do tempo tenha su

31/03/2010

Fuja do Preço. Venda Valor!

Uma das decisões mais difíceis a serem tomadas em vendas, sem dúvida, é a formulação do preço. O que é um preço justo? O cliente aceitará pagar? São algumas das questões que tiram o sono de qualquer gestor comercial. Mas antes vamos ver o que diz a teoria sobre formação de preços. Entre as inúmeras

29/03/2010

Os limites da superação

De um lado, há pessoas que desperdiçam tempo justificando seu desinteresse e falta de proatividade, criando uma incapacidade física, mental e profissional. Suas maiores criatividades se baseiam em argumentos para justificar que não conseguem algo que mal tentaram fazer e justamente por isso, ficaram

27/03/2010

Novos consumidores

Foi lançado o desafio. Descobrir quem são os novos consumidores. E atendê-los como eles desejam. Mas como fazer isso numa realidade tão mutante? Aí é que entra o tal desafio. Vamos pensar. Olhar à nossa volta e ver como está o mercado. E daí então podemos pensar no que fazer. Ou pelo menos imaginar.

26/03/2010

É possível dar a volta por cima

Há alguns anos Uberaba possuía uma empresa do setor calçadista. Esta empresa cresceu, se agigantou e teve participação até no mercado exterior. Esta fábrica chegou a ter quase 2 mil empregos diretos e teve também atuação em outras áreas industriais. Por uma série de problemas, originados da vida pe

23/03/2010

Dicas para redigir um bom e-mail

A boa comunicação é imprescindível para qualquer tipo de relacionamento. Seja a comunicação corporativa ou pessoal, a forma com a qual será realizada irá obter o sucesso ou fracasso na mensagem desejada. Infelizmente, devido ao e-mail ser usualmente mais prático e rápido, algumas pessoas deixam de

23/03/2010

Maximize o impacto de seus treinamentos

Treinar sua equipe de vendas é um investimento essencial no ambiente competitivo em que vivemos. Mas simplesmente mandar seus vendedores participarem de cursos não é suficiente. Neil Rackham e John de Vincentis, autores do livro Reinventando a Gestão de Vendas (editora Campus/Elsevier), mostram os q

20/03/2010