Quando é preciso dizer NÃO

A jornalista Letícia Bragaglia, ao me entrevistar para a TV Estadão, perguntou sobre o que ganhei com a aposentadoria, não tive dúvidas: "Aprender o valor da palavra NÃO". Costumo dizer que o pós-carreira me deu total liberdade, total domínio do que vou fazer. Hoje só faço aquilo que quero fazer. Tr

18/05/2010

O 'pequeno' comprometido

"E o Juninho, melhorou?" "O senhor tem que ligar para o fabricante, lá eles darão as orientações."   No último sábado duas situações marcaram a minha relação com o comércio. Eu estava visitando um amigo, microempresário do setor farmacêutico num bairro da cidade. Luiz sempre muito cortês e gentil

16/05/2010

Marca pessoal

Recentemente ministrava uma nova turma do workshop sobre Marketing Pessoal e um dos participantes contou-nos um breve relato de sua experiência profissional. Ele dizia se sentir "excluído" do mercado de trabalho. O principal motivo: sua idade. Rodrigo, 43 anos, durante vinte e dois anos de sua vida

16/05/2010

Admirável mercado novo

Já sabemos que a nova economia vem ditando regras em volume e velocidade que, por vezes, as pessoas e as empresas não estão preparadas para entender e custam a se adaptar. Afinal, como digerir tantas novidades, diretrizes, estratégias, novos costumes e, além disso, tomar novas decisões sobre novos q

16/05/2010

Para sua saúde! (e sucesso)

Uma vez que a exposição social é algo que se pede cada vez mais de quem quer subir na hierarquia da empresa - e os convites para festas e coquetéis se multiplicam com as promoções - é importante comportar-se bem nos eventos para os quais for convidado. E mais ainda naqueles em que você é o anfitrião

14/05/2010

A internet vale a pena?

Recentemente uma pesquisa demonstrou que a Internet atualmente é a terceira maior mídia do mundo em termos de faturamento publicitário. Mesmo ultrapassando o setor de revistas, isto mesmo, a internet é melhor que as revistas, só perdendo para Jornais e TV, a internet ainda é pouco explorada. Nos ma

12/05/2010

Como vencer a concorrência

Não sejamos hipócritas. Esta história de que concorrência é saudável porque estimula o desenvolvimento e combate o imobilismo é filosoficamente bela, mas não retrata a realidade. Frédéric Bastiat, economista francês do século XIX e grande defensor do livre comércio, dizia: "Destruir a concorrência é

07/05/2010

Habilidade em administrar mudanças

Ao longo desses anos observei que a formação profissional de um gestor de deve ser sustentada por um tripé: conhecimento do negócio , conhecimento de práticas de recursos humanos, sobretudo a gestão de conflito no grupo e habilidade em administrar mudanças. Optei por refletir, neste espaço, sobre a

05/05/2010

O projeto do concorrente

Recentemente nosso escritório foi procurado por um lojista que, ao nos encontrarmos, abriu a conversa dizendo: - há tempos queria este contato para os projetos de minhas lojas, mas, falando francamente, me bloqueava o fato deste escritório de arquitetura atender a um concorrente meu, do mesmo ramo.

03/05/2010

Motivando sua empresa para a Copa 2010

Você ficou responsável por criar uma campanha motivacional para sua empresa? Parabéns! Sei que a princípio pareceu uma ótima idéia, não foi? Mas... Meia hora depois você percebeu a dimensão, ou melhor, a grande responsabilidade desta gostosa tarefa. Mas vai ser divertido, eu garanto! Não se desespe

30/04/2010