Ouvir ativamente

Esta condição começa pela maneira com que você interage com o seu interlocutor, como recebe a informação que ele lhe dá. Você deve não só ouvir as palavras como são ditas, mas a maneira como elas são expressas. Você será capaz de perceber além do que lhe está sendo dito, identificando as reais inten

02/06/2010

Você tem o costume de dizer "amanhã eu faço"?

Adiar a realização de uma tarefa é algo comum na vida das pessoas, para exemplificar esta questão basta responder a uma pergunta simples: quem nunca adiou o preenchimento da declaração de imposto de renda? Embora pareça um traço da nossa cultura, deixar para amanhã não é uma exclusividade dos brasi

01/06/2010

O que você quer da vida?

Meu trabalho de palestrante e consultor de empresas faz com que conheça diversas pessoas pelo Brasil e que estão passando por momentos pessoais e profissionais bastante peculiares. Um comportamento em especial sempre me chamou a atenção: pessoas que reclamam, reclamam, mas não fazem nada para mudar

31/05/2010

O cliente é o maior patrimônio da empresa

Quem são seus clientes? Quantos de seus clientes compram regularmente os produtos da organização em que você trabalha? Como anda a concorrência? Quanto mais você conhecer seus clientes, mais poderá agregar valor aos produtos ou serviços que comercializa. Ouça seus clientes, vá até eles, comunique-se

28/05/2010

Seja um gerente técnico, não sabe-tudo

Deixar de ser o expert pode ser um verdadeiro desafio para a maioria dos gerentes tradicionais. Mas a verdade é que isso pode ter conseqüências muito positivas no ambiente de trabalho. Uma das melhores idéias que já surgiram foi exatamente a de colocar os gerentes no papel de treinadores. Então, po

28/05/2010

O Imposto é máximo...e o retorno?

Na última terça-feira foi realizado o Dia da Liberdade de Impostos. É uma ação isolada que acontece basicamente em postos de gasolina em poucas cidades em Minas Gerais. A iniciativa foi CDL e CDL Jovem de Belo Horizonte.   Consiste basicamente em vender, neste dia, determinada quantia de gasolina

26/05/2010

Ser Lider é correr riscos

Nem todo mundo nasceu para ser líder. E isso não tem a ver com dom ou qualquer outra prerrogativa de cunho genético ou espiritual. A questão é que há pessoas que simplesmente não querem ser líderes. Agem de forma consciente ou inconsciente contra o papel da liderança. Não se sentem "tocadas" com o e

24/05/2010

Liderança na era da informação

Foi brincando com os dinossauros que eu comprei para os meus filhos que me dei conta de que estou me tornando um. Estava brincando com o meu mais novo, quem tem um ano e meio, quando a mais velha, de três anos e meio, chegou e quis participar do ataque que os velociráptors estavam armando para um de

23/05/2010

Por que sempre na última hora?

Muitas pessoas reclamam que estão repletas de urgências, que vivem em cima do prazo e suas atividades na empresa são sempre para ontem. A urgência tende a ser um dos principais causadores de infartos, do fim de relacionamentos e dos bons momentos. Tem gente que tem tanta urgência que só vive de "rap

23/05/2010

Em nome do preço baixo

A ENAC - Agência Nacional de Aviação Civil da Itália - órgão similar à ANAC brasileira, multou a empresa aérea Ryanair em três milhões de euros por não prestar assistência aos passageiros durante caos ocorrido nos aeroportos europeus no mês passado, consequência da erupção do vulcão islandês. Acomod

20/05/2010