Quando ninguém entende você, de quem é a culpa?

Outro dia escutei um gerente se queixando do alcance "limitado" de sua equipe. Ele chamava isso de "burrice" e dizia que não agüentava mais repetir as mesmas coisas duzentas vezes. Era como se ninguém entendesse Português. Ora, aqui temos um princípio básico de comunicação para analisar. Se ninguém

29/11/2010

Compromisso com o sucesso

Responda rápido: o que é, o que é que faz uma pessoa atingir suas metas? Se você respondeu comprometimento, acertou. Vejamos um atleta, por exemplo, ele se conhece a ponto de dizer de bate - pronto: seu peso, suas medidas, cada item que compõe sua dieta alimentar, descreve em detalhes como é sua ro

26/11/2010

Elogie efetivamente o bom desempenho

O elogio e a crítica são duas ferramentas essenciais da gerência. Se utilizadas adequadamente, muito contribuem para o desenvolvimento da eficácia e das atitudes do empregado no trabalho. Mas o elogio precisa ser adequadamente aplicado, oportuno e realmente merecido. Pressupõe a permanente utilizaçã

26/11/2010

Ter de levantar da cama para ir trabalhar é um martírio? Alerta!

Domingo à noite quase sempre é um tormento para a maioria das pessoas que precisam acordar cedo na segunda-feira. Mas você já parou para pensar por que é tão difícil levantar da cama para ir trabalhar? Será que você está insatisfeito com o que faz e a inércia não permite que você saia da zona de con

26/11/2010

O que fazer com o 13º?

O fim de ano já chegou. Com o 13º salário na conta e o clima de festa no ar, por que não fazer aquela viagem dos sonhos durante as férias? Eis, então, que bate aquela dúvida: com um extra no bolso, será que dá pra se permitir pequenos luxos ou o melhor é aproveitar pra pagar as dívidas pendentes? An

25/11/2010

Acertando as contas

Novamente chegou o final do ano. Provas nas escolas, reformas e pinturas de casas e lojas, festas de formatura, de confraternização, de encerramento de ano. Hora de presentes e hora também de 13° salário.   Estas atividades todos nós vivenciamos, alguns mais outros menos. E nesta época do ano, usa

24/11/2010

A Hora do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um processo que busca questionar os acionistas e executivos sobre a real capacidade da empresa competir no futuro. Não se trata de um plano, mas de um processo de gestão fundamentado na elaboração de diagnósticos e na definição de objetivos de longo prazo e de estratégia

19/11/2010

Consciência Negra

No próximo sábado, 20 de novembro, será comemorado o Dia da Consciência Negra. Um feriado criado há pouco tempo em nossa cidade porém que traz consigo a importância da valorização e a necessidade de reflexão sobre a história do Brasil e a participação dos negros em sua colonização.   Mas estamos n

18/11/2010

5 Dicas para um bom networking

Networking é uma palavra que foi se incorporando ao cotidiano profissional e logo se tornou símbolo de reconhecimento e prestígio. Por trás da expressão há muito mais do que um simples significado de rede de relacionamentos. Ter uma boa rede de contatos é fundamental para a vida profissional e soci

17/11/2010

As melhorias certas, nos lugares certos

Kaisen é a filosofia japonesa de melhoria contínua: fazer melhorias simples e pequenas, que não custam muito dinheiro mas que resultam numa redução de custos, maior qualidade e produtividade. Gemba, em japonês, representa o local onde a ação se desenrola. No cenário dos negócios, gemba significa áre

17/11/2010