Empreendedorismo

"Veio o camelô vender anel, cordão, perfume barato; baiana para fazer pastel e um bom churrasco de gato..." Esta frase é parte da música "De frente pro crime" de João Bosco, da década de 1970. Analisando apenas este trecho temos um belo exemplo de empreendedorismo que, com poucas palavras, pod

27/09/2012

Você conhece os seus clientes?

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas." (Zun Tsu - A Arte da Guerra

18/09/2012

Classe C: O que este consumidor quer agora?

A incorporação da classe C no mercado de consumo no Brasil não é novidade e as marcas não devem encarar esses consumidores como uma massa uniforme. A economia estável dos últimos dez anos do país possibilitou também a estabilidade e o amadurecimento da nova classe média. Apesar de ser considerada u

17/09/2012

Belezas do Inverno

Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. Por outro lado, bem disse o poeta: "Me perdoe as feias mas beleza é fundamental". Estamos quase na primavera. Estação que traz consigo as chuvas e o início de um ciclo da vida vegetal. Estamos vivendo dias muito secos e muito quentes. Não raro com

13/09/2012

O que é e como fazer merchandising

O varejo como um todo tende à comoditização. Quanto mais massificados os mercados, maior é a similaridade entre as ações mercadológicas das empresas. Produtos e serviços, incluindo os pontos de venda e até o atendimento, estão cada vez mais parecidos. Para fugir da comoditização, se faz necessário

12/09/2012

Independência

Depois de alguns dias do início da propaganda eleitoral gratuita, que ocorre no rádio e na televisão, já podemos ter um raio X da situação atual. E já dá para perceber que a maioria dos candidatos tem pouca ciência da verdadeira função de ofício de um legislador. As propostas, via de regra, tem l

05/09/2012

Qual canal dá mais retorno no e-commerce?

Qual canal dá mais retorno no e-commerce? O e-mail Marketing e as ferramentas de busca são os canais mais eficazes no e-commerce brasileiro quando o foco das marcas está no aumento das vendas. Enquanto o correio eletrônico apresenta uma taxa média de conversão de 2,53%, o search tem uma média de pe

03/09/2012

Como criar um programa de fidelidade na sua empresa

Como criar um programa de fidelidade na sua empresaBelo Horizonte | Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 15h 34 Especialista em marketing afirma que o cliente tem que ser conquistado diariamente e dá 3 dicas para começar um programa de fidelidade Como criar um programa de fidelidade para os clientes

31/08/2012

Os segredos do bom atendimento

Os segredos do bom atendimento O papel do atendente é cada vez mais importante nos processos de venda. Para as empresas que não investem em atendimento qualificado, resta a competição por preço e prazo. Quando uma empresa atende melhor, começa a criar diferenciais associados à prestação de serviços

28/08/2012

TI e Marketing: uma aliança necessária

TI e Marketing: uma aliança necessária Quando analisamos, sob a ótica de suporte tecnológico, os principais processos de negócio que constituem a operação de uma empresa, notamos que alguns desses processos recebem um excelente suporte de sistemas de TI. Como, por exemplo: Finanças/Contabilidade;

24/08/2012