Dia das Mães

No próximo domingo, dia 12 de maio, será comemorado o Dia das Mães. Data tradicional porém que muito tem se modificado ao longo dos anos. Ainda é grande o número de filhos que viajam para ir rever suas mães e passar juntos o domingo. Da mesma forma que várias famílias vão juntas à alguma celebraç

09/05/2013

Segundo Bimestre

Chegamos ao fim do segundo bimestre. Ou melhor, já vivemos um terço de 2013. E na maioria das economias, sejam elas empresariais ou familiares, quase tudo do quê se fez no aspecto financeiro-econômico foi pagar contas, taxas, tributos e impostos. A partir de agora, a partir de maio espera-se que a

01/05/2013

Como lidar com o fenômeno do Showrooming?

O fenômeno do showrooming vem ganhando força ao redor do mundo e já começa a tirar o sono dos varejistas no Brasil também. Apesar de o e-commerce representar cerca de 4% do varejo nacional, o crescimento da prática de compras online foi da ordem de 30% a 40% nos últimos anos, segundo dados de um est

30/04/2013

Desejo

O mundo business, ou o mundo dos negócios, tem fórmulas mágicas e mirabolantes. Por vezes equações muito complexas, mas noutras situações, há muita simplicidade. Em resumo toda compra tem duas motivações. E apenas duas: desejo ou necessidade. Você tem necessidade de comer, de vestir, de morar. M

24/04/2013

Atendimento

Desde criança que ouço os clientes reclamarem de atendimento no comércio. Desde jovem que ouço os clientes reclamarem de atendimento nos órgãos públicos. E desde sempre que ouço os clientes reclamarem de atendimentos nos prestadores de serviços. Logo se conclui que boa parte das pessoas que trabalh

17/04/2013

Consumo X Inadimplência

A CNDL - Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas, que tem sede em Brasília, divulgou que a taxa de inadimplência no varejo cresceu 10,58% em março frente ao mesmo mês em 2012. Uma alta muito significativa. O comércio, já há muitos e muitos meses, vem registrando altas nas vendas. E

14/04/2013

Treinar para bem atender

Nos últimos tempos tem aumentado muito o nível de exigência dos consumidores para com os vendedores. O cliente tem se tornado muito mais seletivo e exigente. Independentemente de qual setor, o cliente quer ser bem atendido. E merece, afinal, ele está pagando.  Seja numa loja, numa repartição públic

03/04/2013

A necessidade e o bom negócio

Benjamim Franklin, notável americano que viveu no Século XVIII e que atualmente ilustra a nota de cem dólares, foi um grande jornalista, cientista e inventor entre outros. É dele a frase: "A necessidade nunca fez bons negócios". No dia-a-dia do varejo vivenciamos bons e maus negócios. Quando você n

28/03/2013

Big Brother

"Vamos aplaudir nossos 3 heróis!" Pedro Bial repetiu esta frase várias vezes durante o paredão na semana que passou no Big Brother. Até gostaria mas não vou discorrer sobre a qualidade do programa e sobre o nível intelectual. Permitam-me pairar apenas sobre a afirmação do apresentador do programa:

20/03/2013