Por Lúcio Castellano

Em coletiva de imprensa, presidente da ABCZ anunciou novidades na programação da feira que acontece em agosto em Uberaba 

Durante a ExpoGenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vai lançar a marca do PMGZ. Em formato de Z, o registro será feito na perna direita dos animais melhores avaliados no Programa. O anúncio foi feito nesta terça-feira (25) pelo presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges (foto), que recebeu a imprensa na sede da entidade para o lançamento oficial da 10ª edição da ExpoGenética. A coletiva também foi transmitida online para jornalistas de todo o país.

A feira acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG) e contribui para o avanço do melhoramento genético de bovinos em todo o país, reunindo reprodutores de corte avaliados pelos principais programas de melhoramento genético. A abertura oficial está marcada para o dia 21 de agosto, às 08h da manhã.

Durante a entrevista, o presidente da ABCZ lembrou que em 2016, a ExpoGenética recebeu 700 animais e disse que a expectativa é manter este mesmo número de zebuínos expostos este ano. “Temos certeza que será um grande evento. Cerca de 90% dos pavilhões já estão fechados com a confirmação de 40 expositores”, ressaltou.

Na agenda de negócios estão 11 leilões oficializados, sendo que 7 (sete) deles serão realizados no Tatersal Rubico Carvalho. Além disso, teremos 1 (um) shopping de animais. Nos últimos anos, foram registrados consecutivos aumentos de faturamento dos leilões da ExpoGenética, visto, principalmente, esta época anteceder a estação de monta e favorecer os negócios. Em 2016, por exemplo, foram movimentados R$ 18,8 milhões, sendo a maior receita já registrada pela feira. “Este ano, esperamos manter a média de comercialização”, comentou Arnaldo Manuel.

Durante a feira, serão lançadas novas avaliações genéticas do Sumários de Touros do PMGZ Corte, da ABCZ. “Uma novidade é que, este ano, foram incluídas duas novas DEPs para raça Tabapuã: Área de olho de lombo e Acabamento de carcaça, características importantíssimas para a produtividade”, destacou o presidente, alertando que aequipe do PMGZ terá um estande no Parque Fernando Costa para atender os criadores e técnicos. Além disso, a ExpoGenética também será palco para a divulgação de Sumário pelos demais Programas de Melhoramento que participam oficialmente da feira técnica.

Na programação da feira estão: no dia 21 de agosto, uma mesa redonda com o tema “Evoluindo sem perder a adaptação/rusticidade. Já na terça-feira, dia 22 de agosto, os pesquisadores e membros do conselho do PMGZ Corte, Fabiano Fonseca (da Universidade Federal de Viçosa) e Fernando Cardoso Flores (da Embrapa Pecuária Sul) comandam uma mesa redonda sobre “Genômica: o que é, o que não é”. Eventos gratuitos e abertos a toda a comunidade.

Além disso, foi preparada uma extensa programação fechada para a equipe técnica da Associação. “Acreditamos que investir em qualificação profissional é investir no associado e no sucesso da pecuária brasileira”, garantiu o presidente da ABCZ.

Confira mais novidades da ExpoGenética:

 CONCURSO LEITEIRO DE FAZENDA

Essa é a segunda edição do torneio. As inscrições de matrizes podem ser feitas até o dia 27, próxima quinta-feira. Estamos trabalhando para fechar um grande número de criadores, visto a importância deste tipo de concurso que garante uma padronização de manejo na realidade do sistema de produção de leite nacional. Assim, possibilita a participação de mais produtores e dá dando oportunidade aos mesmos de comparar seus animais com outros criatórios.

PNAT

É durante a ExpoGenética que acontece a divulgação dos touros classificados pelo PNAT (Programa Nacional de Touros Jovens). Em 2017, a expectativa é reunir no Parque Fernando Costa 70 reprodutores das raças Brahman, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocha, Sindi e Tabapuã. Este ano, tivemos uma inovação para a seleção de touros das Raças Nelore e Nelore Mocha, com a adoção do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar na FAZU, prova esta que está em andamento e com elogios de criadores e técnicos de todo o país. Para o próximo ano – 2018, será obrigatória a participação do Teste para todas as raças de corte.

PRÊMIO CLAUDIO CARVALHO

Durante a ExpoGenética 2017, acontecerá a 6º edição do Prêmio Claudio Carvalho, que valorizar as matrizes que se destacaram por sua eficiência produtiva e reprodutiva. As matrizes inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por até cinco avaliadores, os quais poderão pertencer ou não ao quadro do CJRZ. Haverá premiação individual e por rebanho.

CONCURSO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Será realizado o 1º Concurso de Trabalhos Acadêmicos, promovido pela ABCZ Jovem. As inscrições estão abertas até o próximo dia 10 de agosto e o vencedor levará um prêmio de R$1 mil. Podem participar alunos ou ex-alunos de graduação em qualquer curso de ciências agrárias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), sendo que para os ex-alunos é preciso ter concluído o curso superior em no máximo dois anos. O tema do Concurso é ‘Crescimento Sustentável - Soluções para Produção de Carne e Leite’, e os trabalhos precisam seguir linhas de pesquisas relacionadas à Registro Genealógico, Melhoramento Genético ou Utilização de Raças Zebuínas.

MÉRITO ABCZ EXPOGENÉTICA

Faremos a entrega do troféu Mérito ABCZ ExpoGenética a personalidades que contribuem para o avanço do melhoramento genético no país e para o crescimento do PMGZ. Receberão a honraria: o criador cujo rebanho tem alcançado destaque no PMGZ e no PNAT, João Carlos Di Gênio; o engenheiro agrônomo que trabalha no Escritório Técnico Regional da ABCZ em Cuiabá (MT), Cristovam Barbosa de Oliveira, que se destaca com trabalho de fomento do PMGZ Corte; a gerente do PMGZ Leite, doutoranda em Zootecnia-Genética e Melhoramento Animal pela UNESP/Jaboticabal, Mariana Alencar, pela dedicação ao programa da ABCZ; e o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva, que se empenha na promoção do melhoramento genético das raças zebuínas.

O artista plástico e também criador José Otávio Lemos está produzindo o troféu.

SALA DO ASSOCIADO

A ABCZ vai inaugurar a “Sala do Associado”. O local, equipado com computador, impressora e mobiliário, servirá de apoio para todos os criadores que passarem pela sede da entidade e quiserem trabalhar ou realizar reuniões. A estrutura vai funcionar dentro da área reservada à diretoria na sede da entidade, mostrando a valorização do associado pela atual gestão. A “Sala do Associado” levará o nome de Nenê Gomes (Domingos Alves Gomes), que foi diretor da ABCZ. A inauguração será no dia 22 de agosto, quando acontece reunião da diretoria. Na mesma data, será descerrada a foto do ex-presidente Luiz Cláudio Paranhos na galeria dos ex-presidentes da ABCZ.

Também serão homenageados, durante a ExpoGenética, os ex-diretores da Associação: Laerte Borges, (que dará nome à sala da Superintendência de Marketing), José Santiago Sabino de Freitas (que dará nome à sala da Superintendência de Administrativo-Financeira) e Romeu Lins Calheiros (que dará nome à sala da Superintendência Técnica).

TRATADORES

Assim como na ExpoZebu, os tratadores que forem trabalhar durante a ExpoGenética poderão se hospedar no Residencial ABCZ. Nós disponibilizamos esta semana o cadastro online para a organização da estrutura, sendo que os criadores deverão realizar a inscrição dos profissionais através da área de comunicações eletrônicas. No momento do cadastro, o criador já definirá os números do dormitório e da cama. Na área das comunicações eletrônicas, o expositor também irá encontrar o Manual do Tratador, que mostra normas da ABCZ a serem seguidas para estadia dos tratadores no residencial e Parque Fernando Costa, bem como as melhorias realizadas em prol do conforto desses profissionais.

Fonte: Jornalista Faeza Rezende / gerente de Comunicação - ACO – ABCZ - Foto: Alysson Oliveira

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.